Carteira de Estudante no DF será digital e fornecida de graça
setembro 24, 2020O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou lei que altera as normas para a Carteira de Estudante na capital. O documento passa a ser digital e fornecido gratuitamente para alunos da rede pública e da rede particular de ensino.
A medida, de autoria do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB), foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (22). De acordo com a lei, o Executivo deverá distribuir o documento, por meio de parceria com entidades públicas ou privadas.
A lei ainda reforça que, para o uso do benefício da meia-entrada, é obrigatória a apresentação da carteira de identidade estudantil. O documento deve ser emitido pelas entidades de ensino ou pelo GDF.
As carteirinhas deverão também ser autenticadas por meio de ficha cadastral. Elas precisam ter os dados do alunos como nome, série, turma e turno.
O GDF informou que, pela recente publicação da medida no DODF, “ainda não discussões sobre o assunto no âmbito da Secretaria de Educação”. Além disso, o texto ressalta que a lei vigente será mantida.
Menos burocracia
Idealizador do projeto, Roosevelt explica que a medida visa dar mais praticidade aos estudantes que buscam acesso à cultura e lazer. “Agora, os alunos não estarão mais vinculados às instituições representativas de ensino para emissão das carteirinhas”, frisou.
De acordo com o parlamentar, a ideia surgiu porque o documento é muito utilizado pelos estudantes, mas ainda passava por um processo burocrático para a emissão. “Ela sendo digitalizada, nada disso será necessário e o estudante a terá na palma da mão”, ressaltou.
O distrital explica que a ideia é de que tenha um aplicativo ou uma plataforma digital que cuide da emissão das carteiras estudantis. Ele ainda ressalta que todo processo ocorrerá de forma gratuita para os alunos.
FONTE: g1.globo.com
0 coment�rios:
Postar um comentário